Ex-procuradora-chefe do MPT Adriana Gondim destaca feitos e deseja sucesso à sucessora

Durante a solenidade de posse da nova chefia do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, a procuradora Adriana Gondim, antecessora da chefe empossada, Ana Carolina Ribemboim, relembrou as principais vivências de uma gestão considerada de sucesso. Ao discursar, expressou afeto por todos os profissionais que liderou durante o biênio 2017-2019 e satisfação de terminar o mandato entregando à sociedade um órgão moderno e dotado de melhor estrutura de atuação. Confira na íntegra o pronunciamento.

"Excelentíssimos Senhores Alberto Bastos Balazeiro, procurador-geral do Trabalho; Ana Carolina Ribemboim, procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, e Valdir José Silva de Carvalho, desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. Eu os saúdo, estendendo meus cumprimentos a todas as autoridades que compõem a mesa de honra e às demais presentes nesta solenidade, em especial aos colegas e servidores integrantes do Ministério Público do Trabalho.

 

A procuradora Adriana Gondim encerrou gestão, agradecendo o apoio de todos ao longo dos anos de chefia
A procuradora Adriana Gondim encerrou gestão, agradecendo o apoio de todos ao longo dos anos de chefia


Excelentíssimos Senhores Alberto Bastos Balazeiro, procurador-geral do Trabalho; Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim, procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, e Valdir José Silva de Carvalho, desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Eu os saúdo, estendendo meus cumprimentos a todas as autoridades que compõem a mesa de honra e às demais presentes nesta solenidade, em especial aos colegas e servidores integrantes do Ministério Público do Trabalho.

Senhoras e senhores,

É uma honra participar de ato tão significativo para o Ministério Público do Trabalho e, em especial, para os membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços que integram a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região.

A reunião dos diversos órgãos e entidades aqui presentes confere o merecido prestígio à posse da procuradora do Trabalho Ana Carolina Ribemboim no cargo de procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco e simboliza a magnitude da função que lhe será incumbida.

A presença de seus familiares, amigos e colegas também reflete a elevada estima e admiração à nossa nova Chefe e, ainda, o reconhecimento de seu desvelo à sociedade brasileira em uma trajetória no serviço público que já supera 20 (vinte) anos.

Particularmente, reconheço na querida amiga o orgulho exaltado dos que reconhecem a importância do papel constitucional do Ministério Público do Trabalho e o entusiasmo justificado pelo pertencimento a uma das instituições mais caras e essenciais ao País.

Nesta noite, portanto, devemos celebrar os avanços historicamente edificados por todos os que somaram diversas atribuições na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região e auxiliaram todos os gestores que nos antecederam e permitiram o atual modelo de atuação administrativa e finalística.

É difícil relatar tantas dessas conquistas, mas podemos mensurar os trabalhos e os resultados alcançados no último biênio, com a avaliação profícua pelo que foi construído, aperfeiçoado, integrado e vivenciado nos âmbitos interno e externo da nossa Regional, entre instituições e pessoas.

A inauguração da nossa nova sede, em abril deste ano, demarca esta ascensão institucional que se revela, não apenas em melhorias estruturais das condições de trabalho e voltadas ao atendimento à sociedade, mas é reconhecido como o espaço público voltado à tutela adequada dos temas de repercussão social afetos às relações de trabalho, .

Hoje nos fortalecemos pela congregação de valorosos colegas, em um novo ciclo, que abnegadamente adotam o projeto desafiador e promissor de condução do MPT em Pernambuco. O nosso êxito será seguramente ampliado pelo comprometimento ético e pelo zelo institucional característicos do novo espelho de liderança distinguido na procuradora Ana Carolina.

Despeço-me da representação institucional com imensurável gratidão pela experiência e pela nobre tarefa vivenciadas.

São diversos os motivos que consagraram a felicidade e o respeito pelo encargo assumido em outubro de 2017, ora transmitido.

Recebi a confiança do então procurador-geral do Trabalho, o subprocurador-geral Ronaldo Fleury, e de todos os diletos procuradores da PRT6, para uma oportunidade ímpar de dedicar-me à instituição que inspira, desde os estudos acadêmicos, a minha realização pessoal. Inspiração que se origina das pessoas que a integram e dos exemplos de Flávio Henrique Gondim, Márcio Evangelista, do saudoso José Gondim; meu irmão, tio e tio-avô, referências maiores pelos mestres que se tornaram.

Sinto-me privilegiada por trabalhar junto a um grupo de membros raro em empatia, profissionalismo, solidariedade e obstinação na defesa dos interesses sociais.

Também sinto-me agraciada pelas relações afáveis com servidores, estagiários e prestadores de serviço, amparo essencial para o enfrentamento de dificuldades e congraçamento das conquistas alcançadas coletivamente.

Grata indistintamente a todos que integram esta extraordinária equipe, faço especial referência, pelo intenso convívio e pela ajuda diária, a Dayse Tavares, Almir Chagas, Walquíria Santos, Bráulio Pontual Calixto, Ezequiel dos Santos, Letícia Almeida, Leila de Fátima Miranda, Mariana Banja, José Simplício de Carvalho, Carlos Carvalho e Mário Domingues.

Aos procuradores do Trabalho Lívia Viana de Arruda e Marcelo Crisanto Souto Maior, tesouros de sempre por nossas amizades, meu especial afeto e aplauso pela extrema dedicação ao múnus compartilhado nas funções de procuradora-chefe substituta e procurador-chefe eventual.

Aos meus pais, Flávio e Fátima Gondim, familiares e amigos, dedico-lhes todo o amor pelas dádivas emocionais de todos os momentos.

Por fim, externo sinceros agradecimentos às entidades aqui representadas, por terem consentido no estreitamento dos vínculos institucionais e nos propiciado atuações em matérias de domínio comum e que reclamam urgência para proteção da sociedade pernambucana mais vulnerável.

Diante das profundas mudanças sociais, econômicas e culturais vivenciadas no mundo do trabalho, os conclamo a permanecermos estruturando ideias e ações necessárias à promoção do ideal de justiça social a que o serviço público e a sociedade devem servir.

Para tanto, é imprescindível o abono, no campo público e privado, do intransigente compromisso constitucional, assumido pelo MPT, de promoção do trabalho decente e atuação voltada a políticas públicas que assegurem a geração de novos e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento de todos, que promovam a erradicação do trabalho escravo e a eliminação do trabalho infantil, notadamente em suas piores formas.

Através do diálogo social, realçamos o propósito de fazer o bem à coletividade a que servimos, contribuindo para que todos tenham oportunidades de trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, segurança e garantidor de vida digna.

Coloco-me à disposição da administração doravante compartilhada pelos queridos amigos Ana Carolina Ribemboim, Rogério Sitônio Wanderley, Gabriela Tavares Miranda Maciel e Maria Roberta Melo Komuro da Rocha, desejando-lhes mais sucesso na articulação social de promoção e crescimento do MPT.

Meus sinceros votos de realização profissional e pessoal a cada um, na nobre responsabilidade que assumem.

Obrigada e boa noite.”