Governo de Pernambuco passa a integrar GT para melhoria do polo gesseiro

Na tarde desta terça-feira (24), o Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniu com secretários do Governo de Pernambuco para propor adesão a plano de ação interinstitucional para melhorias das condições de trabalho no polo gesseiro do estado. O encontro ocorreu na Secretaria de Planejamento (Seplag). Após análise, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Bruno Schwambach, assinou o termo de adesão, oficializando a participação do Estado no grupo de trabalho (GT).

Pelo MPT, participaram os procuradores Rogério Sitônio, coordenador do GT sobre o tema, e as procuradoras Ana Carolina Ribemboim e Janine Miranda, integrantes do GT. Pelo Governo de Pernambuco, estiveram presentes os secretários: Alexandre Rêbelo (Planejamento), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Alvaro Jordão (executivo de Trabalho e Qualificação), além de corpo técnico de servidores.

GT Gesso 2030 propõe articulação junto ao Governo do estado
GT Gesso 2030 propõe articulação junto ao Governo do estado

Na oportunidade, Rogério Sitônio agradeceu a disponibilidade dos secretários em conhecer o projeto, apresentando, na sequência, como estão sendo desenvolvidas as ações do MPT ao longo dos anos. A OIT, em videoconferência, também mostrou levantamento que fez sobre a cadeia produtiva.

Ao fim da explanação, o MPT oportunizou ao Governo do Estado a participação no "Grupo de Trabalho Gesso 2030", por meio de assinatura de documento. O termo é um plano de atuação interinstitucional que desenvolve estratégias de compliance na cadeia produtiva, o que inclui a promoção do trabalho decente. A ideia é consolidar um projeto de intervenção no polo gesseiro do Araripe, visando a consolidação de uma cadeia produtiva sustentável do gesso brasileiro. O Governo do Estado demonstrou interesse, mas pediu prazo ao MPT para apreciação do documento pela assessoria jurídica.

Atualização

Posterior à reunião, no dia 26/09, o MPT foi comunicado da assinatura do termo pelo Governo e consequentemente da entrada do Estado no GT.

Termo

Ao mesmo tempo em que atua junto ao Governo do Estado, o MPT e a OIT também já se articularam com os municípios da região, com sindicatos e empresas compradoras do produto. Até o momento, o Sindicato da Indústria do gesso (Sindusgesso) e os municípios de Araripina e Ouricuri assinaram o termo de adesão ao Grupo de Trabalho Gesso 2030.


Polo

De acordo com dados coletados pela OIT, a região do Araripe é detentora de 18% das reservas de gesso nacionais. As empresas do polo fabricam 95% de todo o material produzido no país. No entanto, a atividade econômica só compõe 0,5% do Produto Interno Bruno (PIB) do Estado. Ao todo são gerados 13,8 mil empregos diretos e 69 mil indiretos. Na localidade, atualmente, funcionam 49 mineradoras e cerca de 140 indústrias de calcinação e 600 fabricantes de pré-moldados.

Irregularidades

Entre as infrações cometidas pelos estabelecimentos estão, na maioria, o não fornecimento de EPIs aos funcionários; a ausência de monitoramento da exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais nocivos presentes na atividade; a insuficiência na limpeza, expondo os empregados à poeira de gesso, e instalações elétricas em más condições.
Há ainda casos de informalidade, de não fornecimento de copos individuais ou bebedouros para o consumo de água potável e de ausência de conservação, asseio e higiene nos banheiros. É recorrente também a falta de equipamentos apropriados para facilitar o transporte manual de cargas, evitando sobrepeso capaz de prejudicar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.


Pacto Global

O "Grupo de Trabalho Gesso 2030" foi proposto pela OIT. A ideia é apoiar na consolidação de um Plano de Intervenção no Polo do Araripe para a melhoria das condições de trabalho no polo gesseiro, visando à consolidação de uma cadeia produtiva sustentável.