MPT participa de simpósio sobre relações sindicais pós-reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador José Laízio Pinto Júnior, participou da abertura do simpósio “Sindicatos: diálogo e proteção social” promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O evento, realizado na sede da Procuradoria Regional de Pernambuco, discutiu formas de minimizar os efeitos das transformações na organização sindical brasileira oriundas da reforma trabalhista.

Na ocasião, o procurador compôs mesa juntamente com o vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional da Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), procurador Alberto Emiliano, o presidente da Associação dos Advogados trabalhistas de Pernambuco (AATP), Max Maciel, e representante da ESMPU e também procurador Tiago Muniz.

Mesa de abertura do simpósio "Sindicatos: diálogo e proteção social".
Mesa de abertura do simpósio "Sindicatos: diálogo e proteção social".

 

José Laízio destacou a importância da participação e do diálogo diante do período de crise na estrutura do direito do trabalho. “Esse é um momento importante para que possamos discutir a atuação dos sindicatos e mais uma vez reforçar a importância que eles têm na sociedade. É um tema de interesse não só das organizações de trabalhadores, mas aos empregadores e o estado também, a medida que é peça-chave nas mediações das relações de trabalho”, disse o procurador.

O evento trouxe para debate pela manhã temas como negociação coletiva e organização sindical. Entre outros participantes, estiveram presentes o procurador do MPT no Ceará Gérson Marques, que falou sobre a organização e articulação dos sindicatos diante dos desafios impostos pela nova legislação. O professor da USP Enoque Ribeiro dos Santos falou sobre a negociação coletiva, enquanto principal forma de ajuste dos interesses entre trabalhadores e empregadores, em face também das mudanças impostas pela Reforma.

Na parte da tarde, a programação seguiu com discussões sobre liberdade sindical em palestra do professor da UFPE Everaldo Gaspar Lopes. O simpósio contou ainda com a participação do procurador do Trabalho e coordenador da Conalis, João Hilário Valentim, que falou sobre custeio sindical, além de ressaltar as ações e atividades do MPT na defesa da atuação dos sindicatos, fundamentais para a proteção dos direitos dos trabalhadores.

O coordenador da Conalis, João Hilário Valentim, encerrou o simpósio com palestra sobre custeio sindical.
O coordenador da Conalis, João Hilário Valentim, encerrou o simpósio com palestra sobre custeio sindical.