Clube Náutico também veste a camisa contra o trabalho infantil

No último domingo (16), o Clube Náutico Capibaribe divulgou fotografia em que os jogadores do time de futebol estavam vestindo a camisa da campanha “Chega de trabalho infantil” do Ministério Público do Trabalho. A ação é fruto de uma parceria do time com o órgão, para marcar a semana de combate ao trabalho infantil, em razão do dia mundial de luta (12 de junho).

Jogadores vestiram a camisa durante treino
Jogadores vestiram a camisa durante treino

Em mensagem que acompanhou a imagem nas redes sociais, o clube disse que “é direito de toda criança se desenvolver estudando, brincando e praticando esportes. Só assim, ela garante um futuro com mais oportunidades”. E complementou: “O Náutico e seus jogadores dizem #ChegaDeTrabalhoInfantil”.

“Agradecemos ao Náutico por levar esse tema tão importante junto aos jogadores, que normalmente inspiram muito torcedores, adultos e crianças”, disse a procuradora do Trabalho Jailda Pinto, uma das responsáveis pela articulação junto ao clube e responsável localmente pela Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

Em Pernambuco, estima-se que exista 123 mil delas em situação de vulnerabilidade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.

Tags: trabalho infantil, Náutico