Em reunião do MPT, entidades organizam primeira turma de curso para imigrantes

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco tem avançado nas tratativas com entidades e órgãos da sociedade para traçar estratégias de promoção de empregabilidade para imigrantes que residem no Estado. O mais novo encaminhamento trata de parceria estabelecida com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a fim de promover cursos profissionalizantes para áreas de maior interesse e necessidade desse público.

Em reunião na última quarta-feira (12) na sede do MPT, representantes do Senai informaram o interesse da instituição em oferecer formações gratuitas, devendo ser respeitado quorum mínimo de 20 pessoas por turma. MPT e ONG Cáritas informaram de pronto o interesse prévio de 29 migrantes. Foi dado encaminhamento ofício para que o Senai trate da requisição da capacitação aos interessados já identificados.

A procuradora do MPT Débora Tito informou que, além dos procedimentos para incremento da empregabilidade, foi criado um grupo de trabalho específico dentro do Comitê Pró Migrantes de Pernambuco, composto por ramos do Ministério Público, Defensoria Pública da União, órgãos estatais e não governamentais voltados a temática, para acompanhar questões relativas à empregabilidade.

Na ocasião, foram discutidos também outros temas da pauta, em específico, a revalidação dos diplomas, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos migrantes no processo de inserção no mercado de trabalho. Outras entidades foram solicitadas para direcionamento das demandas. A próxima reunião está marcada para o dia 1 de julho, às 10 horas, na sede do MPT.