MPT e entidades de prevenção de acidentes no trabalho articulam instalação de painel acidentômetro no Recife

Na manhã desta sexta-feira (14), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador Leonardo Osório Mendonça, juntamente com representantes do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), participou de reunião com o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, para tratar de proposta de instalação de acidentômetro na cidade. A ideia é que os dados de acidentes de trabalho no Brasil constantes na plataforma Observatório Digital da Saúde e Segurança no Trabalho, do MPT, fiquem expostos em painel em local público ainda a ser definido.

A reunião, que também foi oportunidade de articulação de políticas públicas que possam reduzir o número de acidentes e doenças laborais no âmbito municipal, teve como representantes do Getrin6 o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) Fábio Farias, a gestora do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Cybelle Santos, o fiscal da Vigilância Sanitária de Olinda Admilson Ramos e os gestores da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Luiz Antônio e José Hélio.

 

 

“A Dor Pode Te Marcar”
A ideia de levar à população as atualizações em tempo real do site do Observatório, em local de ampla visibilidade, já foi implementada com sucesso, no mês passado, pelo MPT em Campinas, em parceria com a prefeitura da cidade. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a prevenção de doenças ocupacionais e transtornos mentais decorrentes do trabalho.

 

Em Campinas, o acidentômetro do MPT está ligado desde o último mês de maio
Em Campinas, o acidentômetro do MPT está ligado desde o último mês de maio

 

Observatório Digital
O Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho é iniciativa conjunta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em acordo de cooperação técnica internacional no laboratório multidisciplinar Smartlab de Trabalho Decente. A metodologia de gestão informacional da plataforma é lastreada em parâmetros científicos identificados na pesquisa “Acidente de Trabalho: da Análise Sócio Técnica à Construção Social de Mudanças”, conduzida em 2015 pela Faculdade de Saúde Pública da USP. O estudo contou com cooperação do MPT e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As estatísticas que alimentam o site são o resultado de constante cruzamento de material informativo oriundo de sete bancos de dados: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho; o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também do Ministério do Trabalho; o Sistema Único de Informações de Benefícios da Previdência Social (Sisben), do Ministério da Fazenda; a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); além do Sistema de Indicadores Municipais de Trabalho Decente, da OIT, e a Ipeadata, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).