Fórum Nacional presta homenagem pelos 18 anos do Fórum Pernambucano de combate aos agrotóxicos

Na manhã desta terça-feira (28), o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos prestou homenagem ao Fórum Pernambucano da mesma pasta, pelos 18 anos de criação. Na oportunidade, que aproveitou a realização de curso da Escola Superior do Ministério Público da União, o coordenador nacional do fórum, o procurador Regional Pedro Serafim, fez a entrega de certificados a pessoas que contribuíram com a entidade ao longo desses anos. O evento foi realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco.

 

Procuradora-chefe, Adriana Gondim, recebeu a todos que compareceram ao evento da ESMPU no Recife
Procuradora-chefe, Adriana Gondim, recebeu a todos que compareceram ao evento da ESMPU no Recife

 

Notadamente emocionado, Pedro Serafim agradeceu pela vinda da escola ao Recife, para realizar a atividade dentro da temática dos agrotóxicos, assim como o aparte na programação do evento para a promoção da homenagem. Pessoalmente, o procurador chamou, um a um, os 32 homenageados, relatando parte da atuação e das contribuições realizadas por cada um deles.

Membros do MPT e outras autoridades foram agraciados, entre eles o desembargador, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Valdir Carvalho. Na época da criação do fórum local, ele era o procurador-chefe do MPT em Pernambuco, dando apoio fundamental para a instalação da entidade.

Desembargador presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho (E), foi um dos agraciados com a homenagem do Fórum Nacional
Desembargador presidente do TRT-PE, Valdir Carvalho (E), foi um dos agraciados com a homenagem do Fórum Nacional

 

 

Servidores do próprio MPT e de órgãos públicos, o que inclui centros de pesquisa como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Instituto Aggeu Magalhães, que integram a defesa da saúde do trabalhador e do consumidor, também foram prestigiados. Nem todos os homenageados puderam estar presentes, sendo as ausências justificadas.

 

Servidores aposentados também foram lembrados pelo Fórum. Na foto, Clélia Galamba recebe certificado
Servidores aposentados também foram lembrados pelo Fórum. Na foto, Clélia Galamba recebe certificado

Após a solenidade, a mesa de abertura do evento foi desfeita, tendo sido iniciado o curso, que reuniu bom público. Compuseram o dispositivo a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Adriana Gondim, que saudou a todos, sendo também uma das agraciadas; o procurador, diretor-geral do MPT, Leomar Daroncho; o promotor do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), coordenador do Caop Meio Ambiente e do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos, André Felipe Barbosa, e o procurador e coordenador do Fórum Nacional, Pedro Serafim.

 

Lista dos homenageados por categoria


Pela criação do Fórum Pernambucano:
Adeilson José de Luna, Jaime Brito de Azevedo (Apevisa), Lucíolo Tigre Paes Galindo (Adagro), Lia Giraldo da Silva Augusto (Fiocruz), Maria Auxiliadora de Souza e Sá (MPT), Rubens Mesquita Jamir, Sônia Maria de Assunção Macieira (MPF), Susiane de Pontes Bandeira Lopes (Apevisa), Valdir Carvalho (TRT-PE).


A membros do MP que coordenam atuação de proteção ao meio ambiente, incluindo o do trabalho:
André Felipe Barbosa de Menezes (MPPE) e Leonardo Osorio Mendonça (MPT).


Pelas contribuições para a assinatura do 1º Termo de Ajuste de Conduta com supermercado local para controle de alimentos com agrotóxicos:
Erivânia Camelo de Almeida, Geraldo dos Santos Miranda, José Elias Dubard de Moura Rocha, Maria Ivana Botelho e Taciana Alves de Paula Rocha Almeida, todos membros do MPPE.


Pelos relevantes trabalhados prestados ao fórum, por meio de contribuições via academia:
Aline do Monte Gurgel (Fiocruz), Idê Gomes Dantas Gurgel (Fiocruz), Leomar Daroncho (MPT), Rogéria Mendes do Nascimento (IFPE/UFPE) e Wanderlei Antonio Pignati (UFMT).


Pelo apoio administrativo prestado ao longo de anos:
Adriana Freitas Evangelista Gondim (MPT), Aluisio Aldo da Silva Junior (MPT), Cícera Nunes da Cruz (Fetape), José Laízio Pinto Júnior (MPT), Silvio Valença Varejão e Waldir de Andrade Bitu Filho (MPT).


Pela dedicação de servidores que compõem os quadros do MP brasileiro:
Adriana Albuquerque de Vasconcelos Martins Macedo (MPT), Clélia Galamba Fernandes (MPT), Nilza Roseli da Fonseca Emerenciano (MPT), Patricia Rodrigues Leal Nascimento (MPT) e Ronaldo Fonseca Sampaio (MPPE).

Tags: agrotóxicos, fórum de combate aos agrotóxicos