Diversidade na Cozinha | Turma de LGBTs é diplomada em cerimônia na Alepe

Nesta quarta-feira (3), às 9h, o Diversidade na Cozinha realiza a diplomação da primeira turma do projeto, que teve como objetivo oferecer a LGBTs em vulnerabilidade social uma formação profissional em auxiliar de gastronomia, na tentativa de ampliar as chances de empregabilidade no mercado de trabalho. A iniciativa, que é do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco com a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, vai certificar os aprovados na formação. O evento será no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

A solenidade de diplomação reunirá diversas autoridades, entre elas o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury e deputados estaduais, como as codeputadas estaduais do mandato coletivo Juntas, que, ao tomarem conhecimento da iniciativa, articularam a realização da diplomação na Alepe. Representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Gestos marcam presença.

Ao longo de dois meses, os estudantes cursaram formação em auxiliar de gastronomia oferecida pelo projeto. Ao todo, foram 15 módulos de curso mais a prática da produção de um evento gastronômico produzido pela própria turma, que será realizado também na quarta-feira (3) a partir das 18h, na Casa de Alceu (R. Prudente de Morais, 313).

A capacitação incluiu aulas sobre diversos conteúdos importantes à atuação do auxiliar de cozinha, juntamente com noções de empreendedorismo, visando legar aos alunos a opção de construir um negócio em livre iniciativa. Os temas da formação incluíram os cortes clássicos, segurança alimentar e vigilância sanitária, preparo de aves, pescados, drinks, carnes e da culinária regional.

As classes foram ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia local, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna (Douce et Chocolat), Carmen Virgínia (Altar), César Santos (Oficina do Sabor), Cláudia Luna (Seu Luna), Cláudio Manoel (Bistrot La Comédie), Cris Nunes (Faculdade Senac), Edmilson Barman, Flávia Mindêlo (La Comédie), Leandro Ricardo (Chef Consultor), Miau Caldas (Chef Consultora), Robson Lustosa (Faculdade Senac), Vinícius Arruda (O Mundo Lá de Casa), Yuri Machado (Cá-Já) e Zenaide Maria (canal Zena Comida Funcional).

A parte de empreendedorismo, por sua vez, ficou sob responsabilidade da empresa Jackeline Santana Contadores, juntamente com Miau Caldas e Vinicius Hernandes. A maior parte dos encontros foram realizados no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Além da entidade, o Diversidade na Cozinha contou com o apoio da Abrasel e da Faculdade Senac. Todo o processo de formação contou, ainda, com a consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa.

A coordenação do projeto no MPT foi executada pelas procuradoras do Trabalho Débora Tito, Gabriela Maciel, Melícia Carvalho Mesel e Vanessa Patriota. Os recursos utilizados em toda a iniciativa foram provenientes da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco (Promo: 2236.2018).


Festividade

À noite, das 18h às 22h, será realizada a festa de formatura, na Casa de Alceu Valença, em Olinda (Rua Prudente de Morais, 313, Carmo – ao lado do Consulado do Uruguai), quando os/as novos/as assistentes de cozinha terão a oportunidade de mostrar um pouco do que aprenderam nas aulas.

Toda a alimentação e a organização do buffet e da festa serão feitos pelos/as integrantes do projeto. Os pratos servidos serão um cardápio resumido, para demonstrar as habilidades dos recém-formados assistentes de cozinha. A festa contará com apresentação dos DJs Lala K e Fred Jordão e show do cantor Almério.

Os artistas aceitaram o convite para animar o evento de forma solidária. A entrada custa R$ 30, mais um quilo de alimento não perecível. Todos os recursos arrecadados servirão para pagar os custos do evento e os alimentos serão revertidos para os alunos.

Os ingressos para a festa estão sendo vendidos na Gestos (Rua dos Médicis, 68, Boa Vista. Fone: 3421-7670).