MPT de Portas Abertas | Alunos da Uninabuco visitam sede do MPT no Recife

Na última sexta-feira (22), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou a primeira edição do ano do projeto MPT de Portas Abertas. Na ocasião, a vice-procuradora-chefe da regional, Lívia Arruda, e a procuradora do Trabalho Gabriela Maciel receberam turma de 30 alunos da Universidade Joaquim Nabuco (Uninabuco).

O evento foi oportunidade para que os alunos, ligados ao Núcleo de Práticas Jurídicas da universidade, tirassem dúvidas sobre o direito trabalhista coletivo e conhecessem mais sobre o funcionamento do MPT.

A procuradora Lívia Viana destacou a importância da relação de abertura do órgão com as universidades, de modo que todos possam conhecer de perto a atuação do MPT. “A garantia dos direitos coletivos do trabalhador passa também pela formação de juristas que conheçam a fundo a atuação do MPT e os mecanismos de requisição desses direitos”, afirmou Lívia.

 

Turma da Uninabuco pode conhecer de perto o funcionamento do MPT
Turma da Uninabuco pode conhecer de perto o funcionamento do MPT

 

Além de agradecer a visita da universidade, a procuradora Gabriela Maciel promoveu momento de trocas com os estudantes, em que mostrou a todos o funcionamento das plataformas digitais do MPT Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil e Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho. "As plataformas precisam ser conhecidas por estudantes de diversas áreas, porque é na produção acadêmica que que se pode fazer uso dos diagnósticos dos observatórios para pensar soluções para Brasil", afirmou a procuradora.