Jornalistas conhecem mais sobre trabalho escravo durante capacitação

Na manhã desta segunda-feira (21), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu capacitação para jornalistas de veículos locais sobre trabalho escravo. A iniciativa teve como objetivo apresentar conceitos da prática, forma de fiscalização, atuação dos órgãos da rede de proteção do trabalhador. O evento ocorreu na nova sede do MPT (Rua Conselheiro Portela, 531, Espinheiro).


A capacitação é resultado de ação da Coordenadoria de Combate ao Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do órgão – local e nacional, em parceria com a Assessoria de Comunicação. A ação, que faz parte da programação que marca a data de 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, também mostrou aos jornalistas como podem ser feitas buscas em sistema online, tais como o Observatório de Trabalho Escravo.

Procurador do MPT, vice-coordenador da pasta de trabalho escravo, Ulisses Carvalho, fala sobre o tema com jornalistas de veículos pernambucanos
Procurador do MPT, vice-coordenador da pasta de trabalho escravo, Ulisses Carvalho, fala sobre o tema com jornalistas de veículos pernambucanos


Para o procurador do MPT, vice-coordenador nacional da Conaete, Ulisses Carvalho, o momento possibilitou uma maior aproximação do órgão com os veículos de imprensa, por meio de um tema nem sempre tão fácil de ser reportado. “Existe um nível de desinformação sobre este tema, de modo que, trocar desta forma com os jornalistas, permite que esse conteúdo possa chegar à população de uma forma mais clara e objetiva”, disse.


Ao todo, participaram 12 veículos de comunicação, representados por 19 profissionais. Foram eles: Jornais Brasil de Fato, Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco e do Commercio; Rádios Jornal do Commercio, CBN Recife e Universitária; Tvs Globo e Jornal; e os portais Folha de Pernambuco, Leia Já e Marco Zero Conteúdo. A Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado também esteve presente.


“Um momento importante em que foi possível aprofundarmos as noções do trabalho escravo, oferecendo informação de qualidade, para que os jornalistas, que exercem também um papel público relevante, apresentem à sociedade conteúdos diversificados e com mais apropriação e profundidade”, disse a Assessora de Comunicação do MPT em Pernambuco, Mariana Banja.

 

Jornalistas de diversos veículos participaram da atividade
Jornalistas de diversos veículos participaram da atividade