MPT na Escola | Unidade Bahia recebe procuradora do MPT-PE para capacitação de educadores

Educadores de 22 municípios baianos participam nesta segunda-feira dia 13 de agosto, das 8h às 14h, em Salvador, da Oficina de Capacitação do Projeto MPT na Escola.

Eles vão receber informações e materiais didáticos para atuar no combate ao trabalho infanto-juvenil em sala de aula, trabalhando com alunos do 4º e anos do ensino fundamental. O evento é promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, sob a coordenação da procuradora Rita Mantovaneli.

Para apresentar o tema para os pedadogos, irão a Salvador a procuradora regional Margaret Matos, que atua no MPT no Distrito Federal, e a procuradora do MPT Jailda Pinto, titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) da unidade do órgão Pernambuco. Elas vão conduzir a oficina, apresentando para professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e diretores de escolas dados e mostrando como aproveitar o material didático que o MPT fornecerá para todos os alunos das escolas que aderiram à iniciativa.

As escolas receberão livros atualizados para serem distribuídos para os alunos, e materiais remodelados com orientações pedagógicas para os educadores. Os profissionais que participam da oficina atuarão como multiplicadores nos seus municípios. Policiais militares das 22 cidades e guardas municipais da cidade de Salvador também participarão do treinamento.

“O objetivo é, a partir da escola, fortalecer a rede de proteção, incluindo as famílias, os conselhos tutelares e a segurança pública, para ajudar na prevenção e erradicação do trabalho infantil”, disse a procuradora Rita Mantovaneli, que faz parte da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O projeto pretende também efetivar o aprendizado dos alunos nas salas de aula e fazer com que as informações possam chegar até as famílias. Outro objetivo é o combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Durante o evento, acontecerá a entrega dos prêmios do Concurso MPT na Escola, que irá contemplar os melhores trabalhos produzidos por estudantes do primeiro semestre deste ano nas categorias música, curta-metragem, conto, poesia, esquete teatral e desenho. O prêmio de R$ 12 mil será entregue ao estudante ou aos estudantes, em caso de trabalho em grupo, e ao professor orientador. A escola também irá receber um troféu como reconhecimento. Os trabalhos inscritos são parte da metodologia, que prevê a exposição dos conteúdos e sua fixação através de produção de trabalhos.

 

Fonte: MPT-BA