Conferência enfatiza combate à exploração sexual infantil em Garanhuns

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pela procuradora Jailda Pinto, participou de conferência sobre exploração sexual infantil, realizada no município de Garanhuns, na última segunda-feira (16).O foco do encontro, com a proximidade do Festival de Inverno na cidade, foi fortalecer as medidas de conscientização e prevenção do problema em um período em que a região entra na rota do turismo e se torna mais vulnerável à prática.

Procuradora do Trabalho Jailda Pinto destacou que a exploração sexual infantil deve ser combatida com total prioridade
Procuradora do Trabalho Jailda Pinto destacou que a exploração sexual infantil deve ser combatida com total prioridade

 

 

 

O evento foi realizado conjuntamente pelo MPT, Assembleia Legislativa (Alepe), Ministério Público do Estado (MPPE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que reforçará a fiscalização nas rodovias federais que levam à cidade durante o período do festival.

Na ocasião, Jailda Pinto destacou que crianças e adolescentes, até os dezoito anos, têm direito ao não trabalho, e que a exploração sexual é uma das piores formas de trabalho infantil. “O problema deve ser combatido com total prioridade, porque tira da infância a pureza e a ingenuidade e deixa marcas para toda a vida”.

A reunião é mais uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, capitaneado pelo MPPE, desde o ano passado, e que tem realizado uma série de ações pelo estado. A ação anterior a esta foi em Goiana, em outubro. O Grupo de Trabalho é formado por diversos órgãos e entidades da sociedade civil organizada e tem promovido eventos de conscientização sobre o problema da exploração sexual infantil e capacitação de profissionais que atuam em áreas relacionadas ao tema.