Junho | Mês dedicado ao combate ao trabalho infantil chega ao fim com adesão de instituições e empresas

Com foco no combate à mão de obra infantil durante o São João e a Copa do Mundo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco dedicou todo o mês de junho à campanha nacional "Quando a infância é perdida não tem jogo ganho”, idealizada pelo MPT da Paraíba.

Durante o período, a regional pernambucana contou com a adesão de diversos setores da sociedade, entre instituições públicas e privadas, no esforço de conscientização e combate ao trabalho infantil, tanto na capital quanto no interior do estado.

Logo no começo do mês, o MPT realizou audiência pública sobre o tema no município de Sanharó, a 200Km do Recife. O evento marcou esforço do MPT em erradicar o trabalho infantil na feira-livre da cidade, inclusive tendo sido uma das ações demandadas pelo órgão na ação civil pública que moveu contra o Munícipio, já em 2016, visando resolver o problema.

Os trabalhos do mês de junho voltaram-se tanto para ações pela cidade do Recife e eventos realizados na sede local do órgão, como para atos praticados pelo órgão nos municípios e rodovias, com adesão da Polícia Rodoviária Federal. Houve, ainda, intercâmbio com a regional de Minas Gerais, quando a procuradora do MPT em Pernambuco Jailda Pinto, titular local da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), participou da oficina Resgate à Infância, na sede mineira.

 

Campanha contou ainda com divulgação na mídia e nas redes sociais
Campanha contou ainda com divulgação na mídia e nas redes sociais

 

 

Quanto às parcerias para o processo de conscientização, as atividades do Junho foram intensas. O MPT estabeleceu contato com secretarias de educação de doze municípios do estado, as quais receberam do órgão capacitação para a implementação do projeto MPT na Escola. O município de Paulista, ainda, por meio de seu Conselho Tutelar, promoveu seu 1º Fórum de Pedofilia, Abuso Sexual e Trabalho Infantil, que contou com a participação do MPT.

 

A campanha contou, ainda com divulgação na mídia e nas redes sociais, tendo sido inclusive veiculado pelas rádios um jingle sobre o tema.

 

Apoio de Instituições e Empresas

O esforço de combate ao trabalho infantil promovido pelo MPT no mês de junho contou, em Pernambuco, com a adesão de instituições e empresas dos mais variados setores, cada uma inserindo a mensagem da campanha nos seus meios próprios de divulgação. Foram elas: Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Aspesce), Compesa, Fundação Terra, Infraero, Jornal do Commercio, Prefeitura da Cidade do Recife, Posto Xingu, Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Secretaria Municipal de Cultura.

“O mês de junho termina com grandes resultados e com o apoio precioso de diversas instituições, mas o combate ao trabalho infantil deve continuar. O mês temático é uma estratégia eficiente para concentrar forças em um determinado período, mas isso não significa que a luta se encerre nele”, afirmou Jailda Pinto.