Municípios se unem contra o trabalho infantil no projeto MPT na Escola

Na última quinta-feira (14), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco se reuniu com representantes de municípios do estado para tratar da implementação do projeto MPT na Escola, que utiliza a sala de aula como ferramenta na luta pela erradicação do trabalho infantil. Na ocasião, estiveram presentes gestores das Secretarias de Educação das cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Toritama.

 

Jailda Pinto recebe representantes de municípios que se unem ao MPT no combate ao trabalho infantil
Jailda Pinto recebe representantes de municípios que se unem ao MPT no combate ao trabalho infantil

 

O encontro, coordenado pela procuradora do MPT Jailda Pinto, responsável local pela Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), esclareceu questões relativas ao MPT na Escola. Na ocasião, também foi anunciada a data da próxima etapa do projeto. No dia 26 de julho, das 9h às 12h, os educadores selecionados por cada secretaria participarão de capacitação sobre o tema, na sede do MPT, em Recife.

 

MPT na Escola

O projeto visa inserir o tema do trabalho infantil no cotidiano de crianças e adolescentes. A estratégia é utilizar o contexto escolar como ferramenta de prevenção do trabalho infantil e incentivo às denúncias de irregularidades que se verifiquem no cotidiano dos alunos. O processo dura três etapas, começando por abordar o trabalho infantil em sala de aula, com professores capacitados no programa, até o mês de outubro de cada ano letivo. As demais fases consistem na produção e na avaliação das tarefas escolares desenvolvidas, com registro documental, inclusive fotográfico, e vídeos.
Ao término de cada ano letivo de atividades, os municípios prestarão contas dos avanços conquistados na erradicação do trabalho infantil, podendo participar do Prêmio MPT na Escola.

 

Prêmio MPT na Escola

O prêmio tem o objetivo de incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. Ele premia os melhores trabalhos produzidos pelos estudantes, após o problema do trabalho infantil ser tratado nas salas de aula. A abordagem do tema deve tomar como parâmetro as legislações nacional e internacional que versam sobre a matéria, em especial a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho, o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Convenções da Organização Internacional do Trabalho e da Organização das Nações Unidas. O cronograma do prêmio será divulgado, no segundo semestre deste ano, pelo MPT.