MPT discute violência sexual contra crianças e adolescentes em evento aberto ao público

Na segunda-feira (28), às 10h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promove mais uma edição do MPT Debate. Dessa vez, a temática é a violência contra crianças e adolescentes, em especial o abuso e a exploração sexual. O evento ocorre na sede do órgão, localizada na rua Quarenta e Oito, 149, no Espinheiro. A atividade é gratuita e aberta ao público. Para se inscrever, os interessados devem mandar email para eventos. ascom@gmail.com.

O tema desta edição do MPT Debate, atividade que tem como objetivo discutir temas relacionados ao mundo trabalho, tem relação com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data faz referência à morte de Acareli Cabrera Crespo, uma menina, de 8 anos, que foi sequestrada, dopada, violentada sexualmente e assassinada. O crime, ainda impune, ocorreu em 1973, em Vitória, no Espírito Santo.

Na programação do evento, estão previstas quatro palestras, cujos temas tangenciam à violência sexual intrafamiliar (focando na atitude da mãe da vítima); o abuso sexual na primeira infância (relatando os desafios e as práticas de enfrentamento) e a exploração sexual enquanto forma de trabalho infantil.

Os especialistas convidados para o evento são a graduada e mestra em Serviço Social, analista do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Maria Luiza Duarte Araújo; o especialista em Educação e mestre em Desenvolvimento Social, Consumo e Cotidiano, chefe da Unidade de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescente, do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Ademir Soares de Oliveira; o especialista em Saúde Mental e coletiva e mestre em Educação, Culturas e Identidades, Gerente de Políticas para a Criança no Estado de Pernambuco, Macdouglas de Oliveira; e a procuradora do MPT, doutoranda em Direito do Trabalho, Jailda Pinto.

Tags: eventos, MPT Debate , Exploração Sexual Infantil