Campanha “Baseado em Fatos Surreais” evidencia trabalho escravo contemporâneo

Na última quinta-feira (4), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu o lançamento estadual da campanha “Baseado em fatos surreais”, que circulará pelo país durante todo o mês de maio. O material da campanha é constituído de mais de 20 peças publicitárias (entre spots, anúncios para revistas, outdoor, busdoor e conteúdo mídias sociais) que buscam conscientizar a população acerca do problema do trabalho escravo contemporâneo. Há, ainda, vídeo de circulação nacional que buscam sensibilizar as pessoas quanto ao tema.

As imagens flagrantes de trabalhadores explorados em condições análogas à de escravidão por todo o país são assinadas pelos fotógrafos Sérgio Carvalho – auditor fiscal que registrou situações subumanas de trabalho em operações de resgate em diferentes atividades – e Ricardo Oliveira, vencedor do Prêmio MPT de Jornalismo por retratar homens e mulheres da região norte do Amazonas sendo explorados no extrativismo de fibras de piaçava no Rio Negro. Entre 2003 e 2017, operações fiscais resultaram no resgate de mais de 40 mil trabalhadores no Brasil, de acordo com o Observatório Digital do Trabalho Escravo.

 

 

Campanha Baseado em Fatos Surreais procura mostrar que o trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil
Campanha Baseado em Fatos Surreais procura mostrar que o trabalho escravo ainda é uma realidade no Brasil

 

No lançamento estadual da campanha, o procurador do MPT Ulisses Dias, vice-coordenador nacional da Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), afirmou que é preciso construir uma cultura de valorização do trabalho decente e de denúncia dos casos de exploração da irregularidade trabalhista. “O que foi abolido naquele 13 de maio foi a escravidão legal. A precarização clandestina, fruto do ludíbrio, esta nunca deixou de existir, e é dela que decorrem os casos atuais de trabalho em condições análogas ao de escravo”, acrescentou o procurador.

 

Fatos Surreais

A campanha “Baseado em Fatos Surreais” é resultado de um acordo firmado pelo procurador do MPT-CE Carlos Leonardo Holanda Silva com uma agência de publicidade do Ceará. Diante das recentes ameaças ao combate do trabalho escravo contemporâneo, a iniciativa questiona a miopia seletiva de alguns discursos, que tentam limitar o conceito de trabalho escravo àquele que existiu no período colonial. “Tal entendimento contraria os avanços das últimas décadas, quando o Brasil virou referência internacional exatamente porque, de maneira pioneira, ampliou o olhar sob as novas modalidades de exploração”, enfatiza o procurador.

Tags: Trabalho Escravo