Procuradoras visitam exposição fotográfica do Abril Verde na Unicap

Na tarde desta terça-feira (10), as procuradoras do Trabalho Adriana Gondim, chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, e Gabriela Maciel, visitaram a exposição fotográfica do Abril Verde que está na Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco. Na oportunidade, agradeceram à universidade pelo apoio ao movimento, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.


As procuradoras foram recebidas pela coordenadora do curso de Jornalismo, Carla Teixeira, parceiro na ação, junto à assessora de Integração Comunitária, da Pró-Reitoria Comunitária, Verônica Brayner, e por Alba Rejane e Ana Beatriz Nascimento, dos setores de Formação e Desenvolvimento do Acervo e de Assistência ao Usuário da própria Biblioteca Central, respectivamente.

MPT também doou publicações sobre saúde e segurança à Unicap
MPT também doou publicações sobre saúde e segurança à Unicap


A procuradora Gabriela Maciel aproveitou o momento para falar mais sobre o Abril Verde, lembrando que a cada 48 segundos um acidente ocorre no país e a cada três horas uma pessoa morre. Já a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Adriana Gondim, reforçou a mensagem da prevenção e da importância de um centro de formação, com a Universidade Católica, se engajar em uma causa como essa.


A exposição do Abril Verde fica na Biblioteca Central da Unicap, por onde passam, em média, 3,5 mil pessoas por dia, até a sexta-feira (13), às 13h. A partir do dia 19 as fotográficas estarão expostas no Fórum Trabalhista do Recife, no Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, na Imbiribeira, onde estão situadas as Varas de Trabalho do Recife.


Exposição
A exposição “Trabalhadores” reúne 24 imagens que mostram as condições de trabalho em setores com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).  

Abril Verde
O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7) e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esta última data foi instituída por conta de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Nesse dia, são realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social.

Tags: exposição, Abril Verde, Unicap