Defensoria oficializa a contratação de 10 jovens pelo Projeto Vida Aprendiz na presença do MPT

Nesta terça (6), às 10h, a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco dá início as contratações pelo Projeto Vida Aprendiz, que busca inserir, via aprendizagem, jovens socioeducandos e egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) no órgão. Na ocasião, será oficializada a contratação de dez aprendizes. A ação contou com o apoio da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Jailda Pinto.


Em agosto de 2017, Jailda, que é titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT em Pernambuco, participou de articulação para que a contratação fosse possível. O MPT entende que a aprendizagem é uma importante forma de combate ao trabalho infantil e de estímulo à profissionalização.


No encontro do ano passado, Jailda, que também é gerente nacional do eixo Educação do Projeto Estratégico Resgate a Infância do MPT, comemorou o interesse da Defensoria em ter no quadro os jovens egressos do sistema socioeducativo. “Se a aprendizagem já é um instituto importante no combate ao trabalho infantil, ele, quando voltado para também incluir os jovens em situação de cumprimento de medida socioeducativa, amplia seus efeitos positivos”, disse.


Vida aprendiz


O Projeto Vida Aprendiz oferece capacitação para mercado de trabalho a jovens socioeducandos e egressos da Funase. A ideia da política é romper com o ciclo de violência e marginalidade a que estão expostos. O projeto Vida Aprendiz, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), proporciona a inserção dos jovens de 14 a 22 anos em instituições e órgãos públicos, na categoria de aprendiz, garantindo direitos trabalhistas e previdenciários para os selecionados.

Tags: trabalho infantil, aprendizagem, defensoria