MPT participa de entrega de 2.200 livros à Fundacentro

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), gestor nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat) do órgão, Leonardo Mendonça, participou da cerimônia de doação de 2.200 títulos da área de saúde e segurança laboral à Fundacentro/PE. A entrega aconteceu no último dia 21, sendo ainda mais especial pelo fato das obras serem parte da biblioteca da médica do trabalho Jandira Dantas Machado, uma sumidade no assunto.

 


Além do procurador, participaram do evento a presidente da instituição, Leonice da Paz, o irmão da médica e responsável pela implantação da Fundacentro em Pernambuco na década de 1970, Joaquim Dantas, servidores, dirigentes sindicais e profissionais atuantes no setor.


A doação foi vista pelos participantes como um gesto de grandeza e desprendimento. Jandira Dantas tem 86 anos, é sergipana de nascimento e pernambucana por adoção. Veio para o Recife em 1939, com apenas 8 anos de idade. Pioneira da Medicina do Trabalho no Norte e Nordeste, foi responsável pela formação das primeiras Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) no estado.


Assim como seu irmão, fez parte da história da Fundacentro/PE, onde atuou durante a década de 1980 como médica do trabalho e desenvolveu estudos e pesquisas voltados à segurança e saúde do trabalhador. Seu nome também está marcado na história da SST. Em 1975, instalou, de forma pioneira no país, o curso de formação de técnicos de segurança do trabalho, com duração de 3 anos, na antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco. Também foi auditora fiscal do trabalho e dirigiu a Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho da antiga Delegacia Regional do Trabalho.


Com informações da Fundacentro/PE – ACS - Cristiane Reimberg

Foto: Fundacentro/PE

Tags: Fundacentro