Fórum discute saúde e segurança de trabalhadores em São Paulo

Na última quarta-feira (15), o procurador do Trabalho Leonardo Osório participou 16º Fórum Presença da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) em São Paulo. O tema do evento foi “Brasil: um país em reforma e os impactos para a Saúde e Segurança dos Trabalhadores”. O encontro contou ainda com a participação do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, que apresentou o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participou como debatedor da conferência de abertura do painel “Reforma Trabalhista: pontos positivos, pontos negativos e pontos de incerteza”. Leonardo, que é o gestor da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), destacou que a jornada intermitente ou contato de hora zero traz uma série de prejuízos ao trabalhador, ameaçando a saúde e segurança do trabalhador sob os aspectos mentais e físicos.

O evento reuniu especialistas e representantes de órgãos públicos e organizações para debater as diversas mudanças legislativas em curso no país, como a Reforma Trabalhista, a revisão dos benefícios do INSS e as perspectivas de integração entre o SUS e os planos de saúde suplementar.

Observatório

Na ocasião, o diretor da OIT, Peter Poschen, apresentou o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, ferramenta online desenvolvida em parceria com o MPT que quantifica os acidentes de trabalho no país em tempo real de acordo com a sua localização. O Observatório também traz aos usuários detalhes sobre o incidente e segmento em que ele ocorreu. O objetivo da ferramenta é prover informações ao governo e entidades no desenvolvimento de políticas públicas.​