Procuradora do MPT palestra sobre trabalho infantil em seminário do Fepetipe

No dia 14 de novembro, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Jailda Pinto vai participar de seminário promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). O encontro, cujo tema é "Estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil em tempos de crise", ocorre no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), das 8h às 17h. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo link.


A procuradora vai dividir sua participação em dois momentos. Às 9h, Jailda Pinto compõe mesa de abertura solene da atividade e, às 14h, participa de um painel sobre boas práticas no combate ao trabalho infantil, apresentando os resultados do projeto estratégico Resgate a Infância, especificamente sobre as ações do eixo educação.


O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, possuindo três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. No eixo educação, o MPT na Escola é a principal iniciativa.


Neste programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT.

 

 

 

Confira a programação completa

Manhã


08h às 08h45 - Credenciamento
8h45 - Apresentação cultural de grupo de crianças da OAF
9h - Início das atividades
9h30 - Mesa 1 - Professor Humberto Miranda (Tema: Trabalho Infantil – Análise e Conjuntura; Tempo da palestra: 40 min; Tempo dos debates: 20 min).
10h40 - Mesa 2 - Representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência; Tema: Articulação Inter-setorial como Ação Estratégica para o Enfrentamento do Trabalho Infantil; Tempo da palestra: 15 min por secretaria; Tempo dos debates: 20 min).

Tarde


13h30 às 15h - Painéis de Boas Práticas para a Prevenção e o Enfrentamento do Trabalho Infantil: Projeto Pedra Papel e Tesoura (Canal Futura); MPT na Escola (MPT); Oficinas de Sensibilização (SRT/PE) e IDHEC – uma atuação em Rede (Casa Frei Francisco) - Tempo de apresentação: 15 min por experiência.
15h - Construção de estratégias para o fortalecimento de ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento do Trabalho

Tags: Trabalho Escravo, seminário, Fepetipe