MPT Ambiental | Depósitos para coleta de óleo de cozinha são instalados

Nesta segunda (30) foram instalados os depósitos para recolhimento de óleo de cozinha no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco. O projeto faz parte de uma parceria firmada entre o órgão e a ASA Indústria e Comércio, dentro do programa Mundo Limpo Mundo Melhor.

 

Foram instalados dois pontos de coleta. Na sede, o coletor ficará na garagem. Já no anexo, próximo à copa. A escolha dos locais foi feita com base na circulação de pessoas.
No último dia 11, o MPT Ambiental realizou encontro na sede da instituição para que o público interno pudesse saber mais sobre a reciclagem de óleo de cozinha. Na ocasião, a colaboradora do programa Thaísia Venância Barbosa da Silva fez uma palestra sobre o tema.

Como coletar?
O processo de recolhimento do óleo de cozinha usado simples. Após a fritura, deve-se esperar o óleo esfriar e, com auxílio de um funil, despejar a substância numa garrafa pet. Depois disso, é só descartá-lo num dos postos de coleta.

Imagem: Sindipetroce-PI
Imagem: Sindipetroce-PI

Reversão
Além de contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente, parte dos recursos arrecadados com a coleta de óleo são revertidos para o Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira (IMIP). A instituição é referência assistencial a populações carentes em diversas especialidades médicas, sendo uma das estruturas hospitalares mais importantes do país.

Impacto
Segundo a OilWorld, mais de 200 milhões de litros de óleos de cozinha são despejados por mês nas pias e cozinhas do Brasil. Depois de passar pelo esgoto, o óleo contaminado impede a penetração da luz solar na água, ocasionando morte de algas e peixes.

Mundo Limpo Vida Melhor
Há 9 anos, o Programa Mundo Limpo Vida Melhor, da ASA Indústria e Comercio Ltda, faz a coleta de óleo. O programa reduz o impacto ambiental gerado pela população, evitando que o descarte do óleo seja realizado de forma inadequada no meio ambiente provocando danos à natureza e à saúde pública.

Tags: reciclagem, oleo de cozinha