MPT participa de seminário sobre ações positivas no sistema socioeducativo

Na manhã desta quinta-feira (26), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participa do Seminário de Avaliação Anual do Projeto Novas Oportunidades. O evento tem como objetivo reunir os atores envolvidos no projeto para exposição do terceiro ano de resultados, com ênfase nos impactos transformadores no sistema socioeducativo.

O procurador do Trabalho Leonardo Osório Mendonça representa o órgão na atividade, que acontece no Centro de Convenções, em Olinda, e é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O MPT tem sido um articulador importante na inserção de jovem egressos do sistema socioeducativo em órgãos e empresas, através de cursos de aprendizagem. De acordo com os membros do órgão, muitos dos jovens que estão dentro do processo de ressocialização não tiveram a oportunidade de uma infância justa e digna, muitas vezes sendo vítimas do trabalho infantil. Neste cenário de vulnerabilidade social, a aprendizagem oferecida aos jovens em ressocialização torna-se uma grande oportunidade de aprenderem uma profissão e voltarem à vida em sociedade menos expostos a reincidência.

Tags: trabalho infantil, socioeducativo